JORNADA DE ESTUDOS EM HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO

O Grupo de Pesquisa Historiografia Audiovisual é um dos organizadores da Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, evento anual que tem como objetivo promover discussões, aprofundar recortes, discutir metodologias e suscitar abordagens ainda pouco exploradas acerca da história e da historiografia do cinema no Brasil. Integrado à Jornada, o Fórum de Pesquisas em História do Cinema Brasileiro apresenta estudos de caso e/ou trabalhos de preservação e restauração; homenagens; discussões temáticas voltadas para diferentes tópicos como práticas de ensino, metodologia de pesquisa em arquivo, internacionalização da pesquisa e publicações sobre cinema brasileiro – entre várias outras possibilidades.

 

        A III Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, irá ser realizada na Universidade Federal de São Carlos nos dias 4, 5 e 6 de setembro com o tema “Uma situação transnacional? – Diálogos transnacionais no cinema brasileiro”. O evento pode ser acessado pelo site aqui.

 

       A II Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro foi realizada no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, entre os dias 15 e 16 de agosto de 2018, com o tema “Produtores e produtoras na história do cinema brasileiro”. Acesse o site aqui. Para assistir a II JEHCB na íntegra, clique aqui.

 

       A I Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro foi realizada entre os dias 16 e 18 de agosto de 2017, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) e na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ), com o eixo temático central “O que não sabemos sobre chanchadas e ainda não perguntamos?”. Acesse aqui  o Caderno de Resumos da I Jornada. E aqui o site da I Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro.