DISCIPLINAS RELACIONADAS AO PROJETO “HISTORIOGRAFIA AUDIOVISUAL DO CINEMA NO BRASIL”
INSTITUTO DE ARTES E DESIGN – UFJF

 

GRADUAÇÃO – BACHARELADO EM CINEMA E AUDIOVISUAL 

 

ART321 – CINEMA BRASILEIRO I 

Carga Horária: 60h

Ementa:

Partindo de uma análise crítica de nossa historiografia clássica, o curso pretende introduzir questões relativas ao cinema brasileiro tanto no que se refere a sua prática (economia e mercado) como também elementos estilísticos e autorais. Aspectos chaves para a compreensão do nosso cinema tais como a relação cinema e industria, cinema e cultura, autor e gênero, serão enfocados dentro de um recorte histórico que abarque a diversidade de propostas e estilos encontrados em nossa filmografia.

Bibliografia básica:

ARAÚJO, Vicente de Paulo Araújo. Salões, circos e cinemas de São Paulo. São Paulo: Perspectiva, 1981.

AUGUSTO, Sérgio. Este mundo é um pandeiro. A chanchada de Getúlio a JK. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.

___________________. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

__________________. Historiografia clássica do cinema brasileiro. São Paulo: Annablume, 2004.

__________________. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Cia. das Letras, 2009.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

RAMOS, Fernão (org.). História do cinema brasileiro. São Paulo: Círculo do livro, 1987.

___________________; MIRANDA, Luiz Felipe (org.). Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo: Editora SENAC, 1997.

RAMOS, José Mário Ortiz. Cinema, Estado e lutas culturais (anos 50/60/70). São Paulo: Paz e Terra, 1983.

ROCHA, Glauber. Revisão crítica do cinema brasileiro. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

VIANY, Alex. Introdução ao cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Alhambra, EMBRAFILME, 1987.

XAVIER, Ismail. Sertão Mar. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Bibliografia complementar:

BARCINSKI, André & FINOTTI, Ivan. Maldito: A vida e o cinema de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. São Paulo: Editora 34, 1998.

_______________________. O que é o cinema. São Paulo: Brasiliense, 1980.

CASTRO, Ruy. Carmen: uma biografia – A vida de Carmen Miranda, a brasileira mais famosa do século XX. São Paulo: Cia. das Letras, 2005.

CASTRO Ruy. Um filme é para sempre. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.

HENNEBELLE, Guy. Os cinemas Nacionais contra Hollywood. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

NAGIB, Lúcia. A utopia no cinema brasileiro. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

NOVAIS, Fernando A. História da vida privada no Brasil, vol. 3 – República: da Belle Epoque a Era do Rádio. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

ORICCHIO, Luiz Zanin. Cinema de Novo: um balanço crítico da retomada. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.

ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e industrial cultural. São Paulo: Brasiliense, 1994.

PARANAGUÁ, Paulo (org.). Le cinéma brésilien. Paris: Centre Georges Pompidou, 1987.

RAMOS, José Mário Ortiz. Cinema, televisão e publicidade: cultura popular de massa no Brasil nos anos 70 e 80. São Paulo: Annablume, 2004.

ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

SALEM, Helena. Nelson Pereira dos Santos: o sonho possível do cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 1987.

SCHWACZ, Lilia Moritz. História da vida privada vol. 4: Contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

SCHETTINO, Paulo. Diálogos sobre a tecnologia do cinema brasileiro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.

SOUZA, Carlos Roberto de. Nossa aventura na tela: A trajetória fascinante do cinema brasileiro da primeira filmagem a Central do Brasil. São Paulo, Cultura, 1998.

XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

 

ART322 – CINEMA BRASILEIRO II 

Carga Horária: 60h

Ementa:

Partindo de uma análise crítica de nossa historiografia clássica, o curso pretende introduzir questões relativas ao cinema brasileiro tanto no que se refere a sua prática (economia e mercado) como também elementos estilísticos e autorais. Aspectos chaves para a compreensão do nosso cinema tais como a relação cinema e indústria, cinema e cultura, autor e gênero, serão enfocados dentro de um recorte histórico que abarque a diversidade de propostas e estilos encontrados em nossa filmografia.

Bibliografia básica:

AB’SÁBER, Tales A. M. A imagem fria. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

BARRO, Máximo. José Carlos Burle: drama na chanchada. São Paulo: IMESP, 2007.

MELEIRO, Alessandra (Org.). Cinema e economia política vol. 2. São Paulo: Escrituras Editora, 2010.

NAGIB, Lúcia. A utopia no cinema brasileiro. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

RAMOS, Fernão (org.). História do cinema brasileiro. São Paulo: Círculo do livro, 1987.

___________________; MIRANDA, Luiz Felipe (org.). Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo: Editora SENAC, 1997.

ROCHA, Glauber. Cartas ao mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

VIANY, Alex. O processo do cinema novo. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1999.

XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

Bibliografia complementar:

DIDIMO, Marcelo. O cangaço no cinema brasileiro. São Paulo: Annablume, 2010.

DIEGUES, Carlos. Cinema brasileiro – idéias e imagens. Porto Alegre: UFRGS, 1999.

RAMOS, Guiomar. Um cinema brasileiro antropofágico? São Paulo: Annablume, 2008.

SILVA, João Guilherme Barone Reis. Comunicação e indústria audiovisual: cenários tecnológicos e institucionais do cinema brasileiro na década de 90. Porto Alegre: Sulina, 2009.

 

 

PÓS-GRADUAÇÃO – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES, CULTURA E LINGUAGENS

LINHA DE PESQUISA CINEMA E AUDIOVISUAL  

 

2039028 – CINEMA, CULTURA E SOCIEDADE NO BRASIL 

Carga Horária: 60 horas

Ementa

A partir da produção intelectual produzida sobre o cinema no Brasil, este curso pretende compreender as dimensões ideológicas que envolvem a história e a historiografia do cinema no Brasil no que se refere a sua prática (economia e mercado), aos elementos estilísticos e autorais.

Bibliografia

AB’SABER, Tales. A imagem fria. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

ARAÚJO, Luciana. A crônica de cinema no Recife dos anos 50. Recife: Fundarpe/ Companhia Editora de Pernambuco, 1997.

AUTRAN, Arthur. O pensamento industrial cinematográfico brasileiro. São Paulo: Hucitec, 2013.

_______________. Alex Viany: crítico e historiador. São Paulo: Perspectiva, 2003.

BERNARDET, Jean-Claude. Historiografia clássica do cinema brasileiro. São Paulo: Annablume, 2004.

____________. Cinema brasileiro: Propostas para uma história. São Paulo: Cia das Letras, 2009.

____________. O autor no cinema. São Paulo: Brasiliense e Edusp, 1994.

BRUM, Alessandra. Hiroshima mon amour e a recepção da crítica no Brasil. São Paulo: Annablume, 2014.

CHALUPE DA SILVA, Hadija. O filme nas telas: a distribuição do cinema nacional.

IKEDA, Marcelo. Cinema brasileiro a partir da Retomada. Aspectos econômicos e políticos. São Paulo: Summus, 2015.

CAETANO, Daniel (org). Cinema brasileiro 1995-2005: ensaios sobre uma década Rio de Janeiro: Azougue, 2005.

COSTA, Fernando Morais da. O som no cinema brasileiro. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.

FIGUERÔA, Alexandre. A onda do jovem cinema e sua recepção na França. Campinas: Papirus, 2004.

GOMES, Paulo Emílio Salles. Crítica de Cinema no Suplemento Literário. Rio de Janeiro: Paz e Terra, vol. I e II, 1981.

_____________________. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

____________________. Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. São Paulo: Ed. Perspectiva/Edusp, 1973.

GONZAGA, Alice. Palácios e poeiras, 100 anos de cinemas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Record, FUNARTE, 1996.

MORETTIN, Eduardo. Humberto Mauro, Cinema, História. São Paulo: Alameda, 2013.

MUANIS, Felipe. Audiovisual e mundialização: televisão e cinema. São Paulo: Alameda, 2014.

NAGIB, Lúcia. A utopia no cinema brasileiro. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.

NEVES, David E. Telégrafo Visual. Crítica amável de Cinema. Org. Carlos Augusto Calil. São Paulo: Editora 34, 2004.

RAMOS, Fernão. Cinema Marginal (1968/1973). A representação em seu limite. São Paulo: Brasiliense; EMBRAFILME/ Ministério da Cultura, 1987.

ROCHA, Glauber. Revisão crítica do cinema brasileiro. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

____________. Revolução do Cinema Novo. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

SCHVARZMAN, Sheila. Humberto Mauro e as imagens do Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

SIMIS, Anita. Estado e cinema no Brasil. São Paulo: Annablume, 1996.

SOUZA, José Inácio de Melo. Imagens do passado: São Paulo e Rio de Janeiro nos primórdios do cinema. São Paulo: Senac, 2004.

VIANNA, Antonio Moniz. Um filme por dia. Crítica de choque (1946-73). Ruy Castro (org). São Paulo: Cia. Das Letras, 2004.

VIANY, Alex. Introdução ao cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Alhambra, EMBRAFILME, 1987.

____________. O processo do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1999.

XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal. São Paulo: Brasiliense, 1993.

 

 

2039001 – ESTUDOS AVANÇADOS DA IMAGEM E SOM 

Carga Horária: 60 horas

Ementa

Aborda reflexões teóricas sobre cinema e audiovisual numa perspectiva histórica e analítica.

Bibliografia

ALTMAN, Rick. Sound theory/Sound practice. New York: Routledge, 1992.

ANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema – uma introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.

AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas: Papirus Editora, 2004.

_______________. O olho interminável: Cinema e pintura. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

BAZIN, André. O que é cinema?. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

BECK, Jay; GRAJEDA, Tony. Lowering the bom, critical studies in film sound. Urbana, Chicago: University of Illinois Press, 2008.

BORDWELL, David; CARROLL, Noël. Post-theory: reconstructing film studies. Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 1996.

BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Campinas: Papirus, 2008.

____________. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas: Editora da UNICAMP, 2013.

CHION, Michel. A audiovisão. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.

CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio. Campinas: Papirus Editora, 2015.

COSTA, Flávia Cesarino. O primeiro cinema. Rio de Janeiro: Azougue, 2005.

GAUDREAULT, André; MARION, Philippe. O fim do cinema? Uma mídia em crise na era digital. Campinas: Papirus, 2016.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A tela global. Editora Sulina, 2009.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas, pós-cinemas. Campinas: Papirus Editora, 1997.

MANOVICH, Lev. Language of new media. Massachusetts: MIT Press, 2002.

METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo, Perspectiva, 1977.

MILLER, Toby and STAM, Robert (eds.) A companion to film theory. Malden: Blackwell, 2004.

MITRY, Jean. Estetica y psicologia del cine (tomo I e II). Madri: Siglo XXI, 2002.

RAMOS, Fernão Pessoa. Teoria contemporânea do cinema (vol. I e vol. II). São Paulo: Editora Senac, 2005.

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2003.

STERNE, Jonathan (org.). The sound studies reader. London, New York: Routledge, 2012.

TUDOR, Andrew. Teorias do cinema. Lisboa: Edições 70, [s.d.].

XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. São Paulo: Edições Graal, 2008.