Sinopse
Título traduzido: “Cinema Novo”
Sinopse:
Panorama do movimento cinematográfico denominado Cinema Novo. A difícil construção de um cinema no subdesenvolvimento: sua produção, seus autores, suas filmagens.
“Dentro de quinze dias estarão terminados os trabalhos de laboratório da versão brasileira do curto Cinema Novo, realizado por Joaquim Pedro de Andrade, para a Tv alemã. É um filme sem encenação, onde a câmara e o gravador registram os acontecimentos quando e onde eles se produziram, mostrando quem são, como vivem e trabalham os jovens autores do cinema novo brasileiro. A versão brasileira de Cinema Novo foi realizada sob os auspícios da Cinemateca do MAM e sua primeira exibição está prevista para o próximo dia 31 de julho.” (Jornal do Brasil (RJ), edição B00076 (1), 1967, p.25, Sessão Panorama).
Circuito Exibidor:
O Jornal do Brasil (RJ), Edição 00128-1, p.47, de 03/09/1967, traz uma reportagem extensa sobre o filme, anunciando que ele será exibido na Cinemateca do MAM ás 21 horas do dia 04/09/1967, no auditório da Maison de France, em sessão especial.
Curiosidades:
O Jornal do Brasil (RJ), Edição 00128-1, p.47, de 03/09/1967, traz uma reportagem extensa sobre o filme: ele foi produzido para uma televisão alemã (não é informada qual) por K. M. Ekstein, e sua versão brasileira foi produzida pela Cinemateca do MAM. Na data desta reportagem, ele já havia sido exibido na Alemanha Ocidental. A tradução do seu nome em alemão é Objetivo Determinado.
O filme narra os acontecimentos gravados in loco, ou seja, enquanto ocorriam. Tem cenas da dublagem de Todas as Mulheres do Mundo, Vinícius de Morais e Leon Hirszman trabalhando no Roteiro de A Garota de Ipanema, Nelson Pereira dos Santos filmando a sequência de El Justiceira, a montagem de Opinião pública, de Arnaldo Jabor, ainda inédito, a leitura do roteiro de Terra em Transe (diretor e atores), além de outros eventos.
(Fonte: Hemeroteca Digital)