Sinopse
Filmagem ao vivo da gravação do disco “Brasil”, com João Gilberto, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Utilização de imagens de arquivo:
1. Ary Barroso cantando;
2. Grande Otelo e a bailarina Eros Volusia dançando no cassino da Urca;
3. A chegada de Orson Welles ao Brasil e seus trabalhos de filmagem ao lado de Richard Wilson;
4. A travessia Ceará-Rio feita em jangada por Jerônimo, Tatá, e Jacaré;
5. Getúlio Vargas recepciona os três jangadeiros de Fortaleza;
6. A lavagem do Cristo Redentor;
7. Praias nordestinas.
Produção: Tânia Lamarca
Direção de Produção, Montagem: Rogério Sganzerla
Fotografia e Câmera: Renato Laclete e Roland Henze
Música: João Gilberto e Dorival Caymmi
Estúdio de Filmagem: Estúdios Lewel (RJ)
Laboratório de Imagem: Líder Laboratórios
Participação: João Gilberto, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Comentários: Registro Nº47/81, de 14/08/81, na Embrafilme, “Filme comemorativo do lançamento do décimo disco do cantor João Gilberto, gravado no seu cinquentenário de nascimento. A execução do disco em diferentes fases e distâncias, registradas em contraponto com flashes de personalidades da vida nacional vistos em cine-jornais documentais. São meio século de imagens da vida nacional representadas em uma situação limite: ‘o que é o Brasil?’; Ainda com material de arquivo: participaçào de Vinícius de Moraes e Dorival Caymmi; o Carnaval; a Bahia; o populismo de Getúlio Vargas; o Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE)” – Jornal ‘O Globo’, de 16/12/82; “Decompus ideograficamente em termos de montagem de acordo com a melodia e letra da composição ‘Aquarela do Brasil, personalidades apresentadas nos cinejornais brasileiros dos anos 40: Getúlio Vargas, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Grande Otelo, Vinícius de Moraes, Orson Welles, Richard Wilson, Eros Volúsia, os jangadeiros ( da travessia Fortaleza-Rio) Jacaré (José Olímpio Meira), Jerônimo e Tatá desfilam rapidamente neste curta-metragem comemorativo de meio século de vida nacional representados numa situação limite (O que é o Brasil? O que são os brasileiros?). O Brasil, dizia Oswald de Andrade em 1924, vive em estado de sítio desde a idade trevorosa das capitanias”. – depoimento de Rogério Sganzerla extraído do catálogo da Mostra Rogério Sganzerla, ‘Por Um Cinema Sem Limites’ Cinesesc, SP, 2004.
Participação em Mostras e Festivais: Paralela II, XI Jornada Brasileira de Curta Metragem, BA, 1982; Mostra Musicais Brasileiros, V Festival Internacional de Curta Metragens de São Paulo, SP, 1994.
Prêmios: Melhor Montagem (Rogério Sganzerla), XV Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, DF, 1982.
Colorido, P&B, 35mm