Resumo

Este artigo objetiva apresentar o trabalho desenvolvido pelo Grupo Historiografia Audiovisual (UFJF), que tem como foco o estudo de filmes que apresentem como tema o próprio cinema. Nosso percurso tem início com a pesquisa em andamento “Historiografia audiovisual do cinema no Brasil”; em seguida, estabeleço relações entre o meu trabalho como realizador e o conceito de historiografia audiovisual; por fim, trago dois estudos de caso, o primeiro sobre Panorama do cinema brasileiro (Jurandyr Noronha, 1968) e o segundo comparando Carnaval Atlântida (José Carlos Burle, 1953) e La dama de las camelias (José Bohr, 1947, Chile).

 

palavras-chave: historiografia audiovisual; cinema brasileiro; cinema e artes

 

 

Abstract

This article aims to present the work developed by the Audiovisual Historiography Research Group (UFJF), which focuses on the study of films that present as a theme the cinema itself. First, I present an ongoing research project entitled “Audiovisual historiography of cinema in Brazil”; then, I seek the relationships between my work as a filmmaker and the concept of audiovisual historiography; finally, I bring two case’s studies, the first of them on the documentary Panorama do cinema brasileiro (Jurandyr Noronha, 1968); the second, by comparing Carnaval Atlântida (José Carlos Burle, 1953) and La dama de las camelias (José Bohr, 1947, Chile).

 

keywords: audiovisual historiography; Brazilian cinema; film and art

 

 

Publicado em: http://www.revistas.usp.br/ars/article/view/122967/122171