Sinopse

Em 1977, Alberto Cavalcanti visitou Brasília duas vezes com cineastas locais. Daí surgiu o roteiro desse documentário. As fotos iniciais são de Cavalcanti em Brasília. Depoimento de Lúcio Costa; Índios nus pegando água e levando para as ocas; uma onça pintada é morta pelos índios; a vida na aldeia; os quadros; padre rezando uma missa; cenas reais do começo do século; prédios antigos; grandes centros; Brasília, cidade planejada; a pedra fundamental de Brasília; o Vale do Amanhecer; rituais religiosos; os mistérios; vista aérea; plano piloto de Brasília; depoimento de Oscar Niemeyer, a Catedral de Brasília, onde uma missa está sendo rezada; santuário de São João Bosco. Palácio da Alvorada; Congresso Nacional; Palácio da Justiça; Supremo Tribunal Federal; Universidade de Brasília; depoimento de estudantes; Escola de Administração Fazendária; escolas básicas; Palácio do Itamarati; setor das embaixadas; super-quadra residencial; o comércio local; a torre de televisão; o parque recreativo; o povo se banhando; a estação rodoviária; a cidade ao som de “Morena Tropicana” de Alceu Valença; as cidades satélites Taguatinga e Sobradinho; Brasília no pôr-do-sol; à noite; as luzes; os prédios iluminados; o ensaio do samba-enredo do Grêmio Recreativo da Escola de Samba Unidos do Cruzeiro, com um enredo de louvor a Brasília; a estátua de Juscelino Kubitschek.

Produção Executiva: Vera Zaverucha
Assistência de Direção: Cláudia Pereira
Direção de Produção: César Cavalcanti
Roteiro: Antônio Carlos Fontoura
Colaboração no roteiro: Pedro Jorge
Direção de Fotografia: Mário Carneiro
Assistente de Câmera: Jaime Schwartz
Eletricista: Ulisses Moura e Celso da Conceição
Técnico de Som: Paulo Fortes e Francisco Pereira de Souza
Montagem: Denise Fontoura
Narração: Hileana Menezes
Laboratório: Líder Cine Laboratórios
Estúdio de Som: Estúdios Barrozo Netto
Mixagem: Álamo
Trucagem: Ilimitada

Colorido, 16mm
Comentários: O filme segue o roteiro deixado por Alberto Cavalcanti, quando de suas passagem por Brasília, em 1977. Uma leitura poética do Planalto Central, do espaço urbano e da arquitetura. Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, realizadores, colocam as intenções do projeto e os novos habitantes exprimem a sua relação com esse novo espaço urbano.
Participação em Mostras e Festivais: Homenagem à Alberto Cavalcanti, XV Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, DF, 1982; Mostra Competitiva, XI Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de Gramado, RS, 1983; Mostra de Filmes Apresentados por Técnicos de Cinema, II Rio-Cine Festival, Rio de Janeiro, RJ, 1985.

Dicionário de filmes brasileiros – Curta e média-metragem – 1ª Ed.