Resumo

Este artigo apresenta dois estudos de caso inseridos na pesquisa “Historiografia audiovisual do cinema no Brasil”: os longas-metragens Cinema de lágrimas (Nelson Pereira dos Santos, 1995) e Avanti Popolo (Michael Wahrmann, 2014). Ambos tematizam o ocaso de determinadas concepções de vanguarda que marcaram a história recente do cinema brasileiro. Cinema de lágrimas estabelece um contraponto à “tradição moderna” instituída pelo Cinema Novo, deslocando o marco zero para o melodrama latino-americano dos anos 1930-50. Em Avanti Popolo, o alvo é a geração que ficou conhecida sob o signo da contracultura e do experimentalismo dos anos 1970.

palavras-chave: Historiografia Audiovisual. Melodrama. Cinema Experimental.

Abstract

This article presents two case studies inserted in the research “Historiografia audiovisual do cinema no Brasil”: the feature films Cinema de lágrimas (Nelson Pereira dos Santos, 1995) e Avanti Popolo (Michael Wahrmann, 2014). Both of them bring forth the decline of certain conceptions of vanguard that marked the recent history of Brazilian cinema. Cinema de Lágrimas (Cinema of tears) establishes a counterpoint to the “modern tradition” instituted by Cinema Novo, shifting the ground zero to the Latin American melodrama of the 1930-50s. In Avanti Popolo, the target is the generation that became known under the sign of counterculture and experimentalism in the 1970s.

keywords: Audiovisual Historiography. Melodrama. Experimental Cinema.

Publicado em:
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15726